MAIS LIDAS AGORA:
Domingo, 15 Abril 2018 12:01

Em 2º turno, Lula seria eleito com até 48% dos votos, indica Datafolha Destaque

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

Em 12 possíveis cenários traçados pelo Datafolha para o segundo turno das eleições deste ano, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria o candidato com o maior número de votos e, se fosse candidato, levaria a Presidência da República com até 48% das intenções,

O Datafolha ouviu 4.194 eleitores entre 11 e 13 de abril, em 227 municípios. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Nos três cenários que consideram Lula como candidato do PT, o ex-presidente teria entre 46% e 48% dos votos em segundo turno, de acordo com seus oponentes. A maior fatia (48%) é verificada nas disputas com o deputado Jair Bolsonaro (PSL), que teria 31%, e com o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (27%).

Se a disputa em segundo turno ocorresse entre Lula e Marina Silva (Rede), o ex-presidente teria 46% dos votos, contra 32% da pré-candidata.

Caso o PT lance a candidatura do ex-prefeito Fernando Haddad à Presidência da República, o partido perderia as eleições em segundo turno. No primeiro cenário, contra Bolsonaro, o deputado do PSL seria eleito com 37% dos votos, frente a 26% de Haddad. No segundo cenário, Alckmin venceria o petista com 37%, ante 21% de Haddad.

Já se o candidato petista for Jaques Wagner em lugar de Lula, Alckmin venceria o segundo turno com 41%, contra 17%. Se a disputa fosse com Bolsonaro, o deputado levaria a Presidência com 39%, frente a 23% de Wagner.

Em outros quatro cenários, caso chegue ao segundo turno sem a presença de Lula, Marina venceria o pleito com 44% ante Bolsonaro (31%) e Alckmin (27%). Sob as mesmas condições, se Ciro Gomes (PDT) chegasse ao segundo turno, estaria empatado tanto com Bolsonaro, ambos com 35% das intenções, quanto com Alckmin (ambos com 32%).

Com informações Folha de S. Paulo. 

Lido 406 vezes