Aneel propõe aumento de 11,62% nas contas de luz no Ceará

Compartilhe:

A conta de luz no Ceará deve sofrer um reajuste médio de 11,62%. O percentual foi proposto pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Já o reajuste para consumidores de alta tensão, poderá chegar a 12,23%, e para os de baixa tensão, de 11,39%. As novas tarifas, caso sejam aprovadas, devem vigorar a partir de 22 de abril.

Esse é o quinto ciclo de revisão tarifária da distribuidora. A avaliação ocorre de quatro em quatro anos pela Aneel, com vistas a manter o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos. A proposta passará ainda por audiência pública entre os dias 23 de janeiro e 11 de março. Em Fortaleza acontecerá a audiência pública presencial em 14 de fevereiro. São 3,5 milhões de consumidores atendidos pela Enel Ceará.

Por meio de nota, a Enel Ceará disse que os percentuais propostos pela Aneel poderão sofrer atualizações até a aprovação em definitivo pelo órgão regulador.  Diz que o ajuste proposto se deve, em grande parte, a fatores externos não gerenciados pela distribuidora, como custo de compra energia e encargos setoriais. Segundo a distribuidora, cerca de 78% da receita total em discussão é destinada a cobrir os custos de transmissão, compra de energia, encargos setoriais e impostos.

Compartilhe:

Leia a Anterior

TCE evita prescrição e aplica débito de R$ 277 mil a ex-gestora de Pindoretama

Leia a Próxima

Meninas são autoras de 42 das 55 melhores redações do Enem