Os aliados do candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, pregam o voto útil para uma vitória no primeiro turno porque começam a enxergar o segundo turno como um verdadeiro tormento. Os números da pesquisa do Ibope divulgada, nesta terça-feira, mostram que, no segundo turno, contra Fernando Haddad, Ciro Gomes ou Geraldo Alckmin, Bolsonaro seria derrotado.
A única chance de vitória é contra Marina Silva com quem o candidato do PSL, de acordo com o Ibope, começaria a campanha do segundo turno no empate (39% x 39%). Marina, com apenas 5% de intenção de voto, não apresenta folego para chegar ao segundo turno da eleição. O Ibope fez a pesquisa entre os dias 22 e 23 de setembro, em 178 municípios em todo o país, com 2.506 entrevistados.
A pesquisa foi contratada pelo jornal “O Estado de S. Paulo” e pela TV Globo, e registrada no TSE com o número BR-06630/2018. O intervalo de confiança estimado para a pesquisa é de 95%. Segundo o Ibope, isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados serem um retrato do “atual momento eleitoral”.
CENÁRIO DE 2º TURNO
Bolsonaro x Haddad
- Haddad: 43%
- Bolsonaro: 37%
- Brancos/nulos: 15%
- Não souberam/não quiseram responder: 4%
Bolsonaro x Ciro
- Ciro: 46%
- Bolsonaro: 35%
- Brancos/nulos: 15%
- Não souberam/não quiseram responder: 4%
Alckmin x Bolsonaro
- Alckmin: 41%
- Bolsonaro: 36%
- Brancos/nulos: 20%
- Não souberam/não quiseram responder: 4%
Bolsonaro x Marina
- Bolsonaro: 39%
- Marina: 39%
- Brancos/nulos: 19%
- Não souberam/não quiseram responder: 4%