Os diplomas de graduação obtidos no Brasil passarão a valer em outros países da América do Sul. A decisão foi firmada pelo Mercosul, com o objetivo de simplificar o processo de revalidação dos diplomas de graduação concedidos em seus países-membros.
O acordo foi assinado na 53ª Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados e a revalidação se dará mediante verificação documental, não havendo necessidade de análises específicas de avaliação acadêmica. A aplicação da validação poderá ser feita de forma gradual pelos países e o princípio da reciprocidade deverá ser adotado.
Com a medida, um diploma de graduação obtido no Brasil, por exemplo, terá validade na Argentina, Paraguai e Uruguai, os outros países do Mercosul. A reciprocidade deverá ser aplicada entre esses quatro países.
Segundo a Agência Brasil, os cursos incluídos no acordo são apenas aqueles reconhecidos no Sistema de Credenciamento Regional de Cursos de Graduação e Estados Partes do Mercosul e Estados Associados (Sistema ARCU-SUR).