Com chuvas desse último final de semana, o Estado do Ceará superou o volume esperado para todo o mês de janeiro, sendo o mais chuvoso desde 2016, quando foi anotada marca de 191,8 mm. De acordo com dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), atualizados às 19h desse domingo (20), o volume acumulado neste ano no Estado já é de 106,3 mm, o que representa 7,6% a mais que a média histórica para para o mês (98,7 mm).
A Capital registrou no último sábado (19), a maior chuva de 2019. A Funceme apontou 105 mm de chuva no Posto Água Fria, 89,9 mm no Posto Castelão e 60,8 mm no Posto Messejana. As chuvas banham Fortaleza durante toda a madrugada e manhã.
Segundo um levantamento do portal G1, a chuva intensa chegou a deixar pontos de alagamentos na cidade no final de semana. Foi registrado na Avenida Perimetral, próximo a Rua Coronel Carvalho e Rua Cônsul Gouveia, no Bairro Carlito Pamplona. Como também no cruzamento entre as Avenidas Pontes Vieira e Desembargador Moreira, no Bairro Dionísio Torres.
Outros pontos de alagamentos:
- Avenida José Jatahy, no cruzamento com a Bezerra de Menezes.
- Avenida Dom Manoel, no Bairro Centro.
- Rua Gustavo Sampaio, no Bairro São Gerardo.
- Rua Tabajaras, no Bairro Praia de Iracema.
- Avenida Raul Barbosa, no Bairro Aerolândia.
- Avenida Heráclito Graça entre as ruas Ildefonso Albano e João Cordeiro, já próximo ao Ginásio Paulo Sarasate.
- Avenida Almirante Henrique Sabóia (Via Expressa) e a Avenida Júlio de Abreu, no Bairro Varjota.
Entre as 7h de sábado (19) e 7h de domingo (20), foi registrada chuva em 53 municípios cearenses. Dos 84 pontos informados, as precipitações ocorreram em 76 deles, segundo a Funceme.
A maior delas foi registrada em Jaguaruana, no Vale do Jaguaribe, com 137,4 mm. Essa é a maior chuva do ano no município até então.
Durante o último sábado (19), Fortaleza também teve sua maior chuva neste ano, com registro de 105 mm.
Previsão para segunda-feira:
- Nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões.
Acompanhe alguns registros na Avenida Santos Dumont e BR 116: