O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, o diretor-representante do Banco de Desenvolvimento da América Latina, CAF no Brasil, Jaime Holguín, e o prefeito Roberto Cláudio, ao lado do presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira, assinaram, nessa segunda-feira, em Brasília, o contrato de um empréstimo internacional de US$ 83,25 milhões, cerca de R$ 300 milhões, para as obras e ações do Programa Fortaleza Cidade com Futuro.
Para o senador Eunício Oliveira, o valor disponível vai auxiliar em mudanças consideráveis na infraestrutura urbana da cidade e na valorização do turismo. De acordo com Eunício, o recurso já se encontra disponível e será fundamental para as ações de melhoria nos bairros como também no apoio ao complexo turístico da cidade, gerando mais empregos e renda nesse setor que impulsiona nossa economia.
A cidade de Caucaia, também, será beneficiada com o empréstimo do CAF, mas as negociações estão paradas há três semanas porque a Câmara Municipal ainda não aprovou uma mensagem do Poder Executivo que pede autorização para o Município contratar o empréstimo internacional no valor de 80 milhões de dólares – cerca de 280 milhões de reais. Os vereadores alegam que precisam debater o destino do dinheiro com a população, mas, duas semanas após a mensagem do Executivo chegar à Câmara Municipal, os debates não começaram.