O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, lança, nesta segunda-feira, 19, às 15 horas, no Palácio da Microempresa, em Fortaleza, o Programa Internet para Todos. O evento reunirá representantes municipais, entidades governamentais e não-governamentais, provedores de internet e universidades.
O Internet para Todos tem o objetivo de garantir conectividade a milhares de localidades que não contam com acesso à internet de banda larga. O Programa exige que os municípios interessados façam suas inscrições previamente junto ao MCTIC, bem como o credenciamento das empresas de telecomunicações que prestarão o serviço. Caberá às prefeituras indicar as localidades passíveis de atendimento e assinar termo de adesão. Este termo define a infraestrutura básica e as condições necessárias para a instalação da antena e dos equipamentos.
A vinda de Kassab ao Ceará é uma articulação do líder do PSD na Câmara Federal, deputado Domingos Neto, que falou ao Jornal Alerta Geral (Rádio FM 103.4 – Expresso Grande Fortaleza + 22 emissoras do Interior) nesta segunda-feira sobre como o Programa Internet para Todos vai se desenvolver no Ceará. “O programa Internet para Todos vai levar internet banda larga para vários distritos e comunidades do Estado do Ceará que hoje não têm acesso”, ressaltou o parlamentar.
O Internet para Todos só é possível graças ao Satélite de Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), lançado em 4 de maio do ano passado pelo governo brasileiro, que o controla integralmente a partir do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
O equipamento fez com que o Brasil deixasse de alugar satélites de empresas privadas, reduzindo, assim, os custos do País no que tange a oferta de banda larga. O presidente Temer disse, à época do lançamento, que o SGDC ajudará a “democratizar” o sistema digital brasileiro.
Domingos Neto lembrou que o ministro Kassab lança o Internet para Todos em Fortaleza, devido o Ceará ser um Estado prioritário para o Ministério e que o programa vai contar com “cinco ou seis fases”. O deputado federal afirmou que o projeto será colocado em prática a partir de convênios com os municípios e, assim, levar internet via satélite para todas as comunidades, o que é benéfico para as cidades do Estado. “Isso gera uma rede de relação com provedores locais para geração de emprego e renda para todas essas comunidades, que antes estavam desconectadas do mundo por não ter acesso a internet”, acrescentou.
O líder do PSD na Câmara dos Deputados disse que o convênio Ministério-Municípios não será assinado nesta segunda-feira, mas apenas no dia 6 de março e que o evento, com a presença de Gilberto Kassab, será para estimular os prefeitos cearenses a aderirem ao programa. “Os municípios vão ajudar o Ministério a investigar quais comunidades precisam da antena e, a partir disso, nossa meta é conectar todo o Estado do Ceará”, explicou.
O Internet para todos, segundo Domingos Neto, trará um impacto positivo na vida do cidadão comum, pois, com o acesso de qualidade à internet banda larga, a economia cresce e ajuda a desenvolver outras áreas, permitindo as famílias cearenses terem melhor acesso a informação.
Abaixo a entrevista completa com o deputado federal Domingos Neto: