O Ministério da Educação anunciou a oferta de 112.168 novas vagas para o Fundo de Financiamento Estudantil em 2025. A medida visa a ampliar o acesso ao ensino superior no Brasil e será dividida em duas etapas: 67.301 vagas no primeiro semestre e 44.867 no segundo semestre do ano.

A resolução que regulamenta o processo foi publicada pelo Comitê Gestor do Fies e também prevê a oferta de vagas semelhantes para os anos de 2026 e 2027, conforme o Plano Trienal do programa. O Fies é um programa instituído com o objetivo de financiar a graduação de estudantes em instituições privadas de ensino superior com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Desde 2018, o programa oferece juros zero para candidatos com maior necessidade financeira e adota uma escala de financiamento baseada na renda familiar do estudante.

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou o impacto social do Fies:

“Vamos garantir novas vagas para o Fies em 2025, permitindo que jovens de baixa renda financiem cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior no País. O governo está investindo mais de R$ 774 milhões no Fies, um programa que abre portas para milhares de brasileiras e brasileiros terem uma educação de qualidade”.