O 11º lote de imunizantes contra a Covid-19 chegou ao Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins, nesta sexta-feira (26). A nova remessa contém 158.100 doses de vacinas, sendo 124.400 doses da CoronaVac/Sinovac e 33.700 da Oxford/AstraZeneca.

O governador Camilo Santana afirmou, por meio das redes sociais, que a distribuição do novo lote para os municípios cearenses será realizada ainda nesta sexta-feira.

“Daqui a pouco as vacinas já serão distribuídas pelas equipes de logística do Governo do Estado para dar continuidade ao processo de imunização em todo o Ceará”.

Os imunizantes serão destinados para aplicação da primeira e segunda doses em pessoas que fazem parte dos grupos prioritários do Programa Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde.

Nesta semana, Camilo Santana desmentiu notícias falsas sobre a aplicação de vacinas contra a Covid-19 no Ceará. Hoje o governador voltou a enfatizar que o Governo do Estado não tem medido esforços para garantir que cada cearense seja imunizado.

“Percentualmente somos o segundo estado que mais aplicou as vacinas recebidas”, publicou Camilo, citando levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa a partir das informações disponibilizadas pelas secretarias estaduais de Saúde.

Dados mais recentes do consórcio mostram que o Ceará tinha aplicado 81,31% das doses recebidas. Ainda nesta sexta-feira (26), o chefe do Executivo Estadual participou de reunião virtual com os governadores de estados brasileiros e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, com o objetivo de defender a criação de uma coordenação nacional para o enfrentamento à pandemia.

Vacinômetro

Em todo o Ceará, 806.881 doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas, conforme atualização do Vacinômetro até 12h de quinta-feira (25). Um total de 602.491 cearenses receberam a primeira dose e 204.390 já foram imunizados com a segunda dose.

Números de vacinados são atualizados diariamente pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) no Vacinômetro.

Distribuição das vacinas

O primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 chegou ao Ceará em 18 de janeiro de 2021. Desde então, o Estado já distribuiu dez lotes de imunizantes a todos os seus 184 municípios de forma proporcional e em um prazo estimado máximo de até 24 horas. Essa agilidade só é possível porque o Governo do Ceará desenvolve, por meio da Sesa, uma logística que conta com plano de distribuição que envolve aviões, helicópteros e caminhões. A distribuição do 11º lote – com 158.100 doses de vacinas – seguirá essa mesma logística.