Com o fim do ano chegando, o 13º salário promete movimentar a economia e ajudar a milhares de trabalhadores a limpar o nome. Quase 90% dos brasileiros pretendem usar a grana extra para quitar dívidas, segundo uma pequisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade. De acordo com o levantamento, 87% dos entrevistados darão este destino aos recursos. Essa é a realidade de milhares de cearenses da capital e do interior do Estado.
Com tantos brasileiros usando o dinheiro para pagar dívidas, os gastos com presentes de fim de ano devem ser menores. Só 5% dos entrevistados disseram que pretendem usar parte do 13º para comprar presentes. Outros 2% pretendem usar o dinheiro para pagar as despesas de começo de ano, enquanto outros 2% pretendem poupar parte do que deverá sobrar.
Entre as dívidas que os brasileiros pretendem pagar com o 13º, as principais são aquelas com cheque especial (45%), cartão de crédito (49%) e financiamento bancário em atraso (3%). Já os principais presentes que devem receber os recursos são roupas (64%), bens diversos (55%), celulares (53%) e brinquedos (36%).
Ao todo, 1.130 consumidores de todas as classes sociais participaram da pesquisa realizada durante o mês de outubro.