165 benefícios já foram concedidos sem que o segurado precisasse ir até as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Ceará. No Estado, 110 aposentadorias por idade e 55 salários-maternidade foram solicitados e aprovados, explica o gerente-executivo do INSS Fortaleza, Francismar Lucena, em entrevista à edição desta terça-feira, 19, do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 24 emissoras no Interior).
Em vigor desde 21 de maio deste ano, o novo serviço do INSS permite aos segurados pedir a aposentadoria por idade e salário-maternidade pelo número 135 e pela internet (inss.gov.br). A análise dos pedidos é feita automaticamente, com base nos dados disponíveis nos sistemas do INSS e do governo. O segurado só é chamado a uma agência caso precise apresentar algum documento ou complementar alguma informação. Até o momento, com o novo sistema, mais de 70 mil pedidos foram aprovados em todo o Brasil.
De acordo com o gerente-executivo do INSS Fortaleza, com as concessões via internet e telefone, o objetivo é dar mais segurança e comodidade ao cidadão, reduzir o tempo de espera pelos benefícios, além de evitar que o segurado tenha que ir até uma agência do INSS para solicitar o benefício. Segundo Francismar Lucena, o número de 165 benefícios concedidos no Estado está dentro da expectativa do órgão para o Ceará.
Confira a entrevista completa com o gerente-executivo do INSS Fortaleza, Francismar Lucena: