O Centro de Formação Olímpica (CFO) recebe, neste sábado (11), o Meeting Paralímpico Loterias Caixa, evento realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que reunirá 284 atletas de alto rendimento e desenvolvimento. O evento tem como objetivo desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite.
“Nosso estado é um celeiro de atletas no paradesporto, recebemos com muito orgulho mais um evento do CPB que vem apoiar ainda mais nossos atletas”, disse o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro.
A competição contará com provas de atletismo, natação, bocha, tiro esportivo e tiro com arco. O Centro de Formação Olímpica reunirá 95 nadadores e 6 jogadores de bocha; a Universidade de Fortaleza terá 157 competidores do atletismo; a Sede Campestre do Clube de Tiro Gun House contará com 16 atiradores e o Círculo Militar de Fortaleza será palco de disputas de 10 arqueiros.
Entre os inscritos para o Meeting Paralímpico Loterias Caixa deste sábado estão jovens que já se destacaram em competições de base e integram os Centros de Referência do CPB de Fortaleza e Maranguape, cidade a 26 km da capital cearense.
Os Centros de Referência fazem parte do Plano Estratégico do CPB, elaborado em 2017 e revisitado em 2021. O objetivo do projeto é aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.