Uma pesquisa da Universidade da Califórnia revela o sentimento de vingança como resposta a quem traí: de acordo com os dados levantados pelos pesquisadores, pessoas que já foram traídas ou suspeitam que o (a)companheiro (a) se envolveu com caso extraconjugal, tem quase 9 vezes mais chances de responder à traição com a mesma moeda. Ou seja, chifre que vem, volta!


O conceito dessa reação é definido como “intimidade por vingança” e, para os estudiosos, a raiva costuma ser a motivação, com o objetivo de infligir dor de cabeça semelhante ao parceiro. A pesquisa mediu, também, os níveis de compromisso, paixão e intimidade para ajudar a avaliar o impacto sobre a infidelidade.


Os pesquisadores descobriram que os níveis de intimidade em um relacionamento não tinham efeito dissuasivo sobre a infidelidade. O estudo, que foi publicado na revista científica Deviant Behavior, ouviu 2 mil homens e mulheres casados sobre traição. Segundo a pesquisa, as pessoas que percebem que seu parceiro fez sexo com outra pessoa têm 8,72 vezes mais probabilidade de ter um caso.