A menstruação é um processo natural que faz parte da vida de muitas pessoas, e por um longo período: da adolescência à menopausa. Apesar disso, o tema é cercado de tabus. Um deles é sobre ter relações sexuais durante o período menstrual.
Há quem acredite ser “nojento”, e muitas pessoas dizem não conseguir transar durante os dias em que o fluxo está mais intenso. Entretanto, segundo o médico e terapeuta sexual João Borzino, fazer sexo “naqueles dias” pode trazer benefícios.
— A porcentagem de mulheres que experimentam aumento da libido durante o período menstrual pode variar, mas, em média, cerca de 20% a 25% relatam sentir um aumento no desejo sexual durante a menstruação. Isso não significa que elas vão procurar mais atividade sexual, pois podem se sentir inibidas pelo sangramento — diz o terapeuta.
O especialista afirma que a variação hormonal durante o período é uma das principais razões para isso, já que os níveis de hormônios, como o estrogênio e a progesterona, são mais baixos.
— Para algumas pessoas, essa diminuição pode aumentar a libido, uma vez que o corpo está em um estado mais relaxado, e alguns hormônios que inibem o desejo sexual estão em níveis mais baixos — afirma.
No entanto, algumas mulheres podem experimentar um aumento nos níveis de testosterona ao final do ciclo menstrual, o que também pode elevar o desejo sexual.
Um dos principais benefícios de fazer sexo durante a menstruação é o aumento da sensibilidade, o que deixa a prática mais prazerosa, explica o terapeuta:
— Durante a menstruação, o fluxo sanguíneo para a região pélvica é maior, o que pode aumentar a sensibilidade, facilitar o orgasmo e tornar a experiência sexual mais intensa.
O sexo também pode aliviar as cólicas menstruais, o que, segundo especialista, pode ser um “santo remédio”. Isso ocorre porque os orgasmos durante a menstruação liberam endorfinas e oxitocina, que são hormônios naturais de relaxamento e bem-estar. Elas têm propriedades analgésicas e podem contribuir para reduzir a sensação de dor.
— Algumas pessoas relatam que a intimidade sexual durante a menstruação pode ajudar a fortalecer o vínculo emocional com o parceiro, além de proporcionar uma sensação de conforto e segurança — diz.
Por último, as mulheres também sentem um alívio maior nesse período, já que as chances de engravidar durante o período menstrual são baixíssimas. Então, elas não precisariam se preocupar com a gravidez — desde que a contracepção seja considerada. Essa tranquilidade pode favorecer um relaxamento maior e um desejo sexual mais intenso.
Ou seja, segundo o especialista, se ambos no casal estão de acordo e confortáveis, não há razão para evitar a atividade sexual durante a menstruação.
(*)com informação do Jornal Extra