A Black Friday deste ano mostrou um equilíbrio entre consumidores que já realizaram compras e aqueles que ainda estão pesquisando, segundo dados do levantamento feito pelo Reclame Aqui. A data promocional, segundo a pesquisa, deixou de ser apenas uma “corrida por descontos na madrugada” e se tornou uma jornada de consumo mais longa, com consumidores aproveitando o período para comparar preços antes de fechar a compra. O maior tíquete médio foi na faixa de R$ 101 a R$ 300, seguida pelos intervalos de R$ 301 a R$ 500 (17,18%), R$ 1.000 a R$ 2.000 e de até R$ 100. Já os gastos acima de R$ 4.000 representaram 7,95% dos respondentes. A categoria mais vendida foi Roupas e Calçados, acompanhada por Produtos de Beleza e Alimentos e bebidas.

Contudo, 37,02% dos consumidores esperavam descontos maiores e outros 27,48% afirmaram que não encontraram bons descontos. Consumidores também relataram que encontraram boas ofertas nos produtos desejados e consideraram que os preços estão mais altos do que na Black Friday de 2023. A pesquisa foi aplicada com 786 consumidores na plataforma do Reclame Aqui.