O natal ainda não chegou, mas já está movimentando o mercado Brasileiro. Segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, estima-se que o Natal de 2024, movimente cerca de R$ 69,75 bilhões em vendas, representando um aumento de 1,3% no faturamento do varejo.

Super e hipermercados englobam 45% (31,17 bilhões) da movimentação financeira. Seguido por lojas de vestuário, calçados e acessórios com 28,8% do total (20,7 bilhões), e estabelecimentos voltados para o uso pessoal e doméstico com 11,7% (8,16 bilhões)

“A atual dinâmica de consumo tem atuado no incremento das vendas neste fim de ano. Mas as condições menos favoráveis causadas pelo aperto monetário iniciado em setembro pelo Banco Central já são sentidas pelo consumidor final. Isso explica a curva de crescimento menos acentuada no comparativo com o ano passado, quando projetamos o aumento de 5,6%”, disse o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.

E se você está procurando um presente ou decorações para o natal, fique atento, pois a desvalorização cambial deve aumentar os preços dos produtos natalinos, com crescimento médio de 5,8%, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15, na medição dos 12 meses encerrados em dezembro. O valor da cesta deve ser pressionado pela alta do valor dos livros (12,0%), dos produtos para a pele (9,5%) e dos alimentos em geral (8,3%). Por outro lado, devem ficar mais baratos presentes como bicicletas (queda de 6,2%), aparelhos telefônicos (redução de 5,5%) e brinquedos (diminuição de 3,5%).