Quem passou no último sábado (14) pela Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, pôde receber orientações para prevenir e eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de arboviroses conhecidas como dengue, chikungunya e zika.

A ação integrou o Dia D de Mobilização Nacional contra o Aedes, uma iniciativa do Ministério da Saúde que conta com o apoio da Secretaria da Saúde do Ceará.

Esta iniciativa específica aconteceu em Fortaleza, mas em todo o Ceará a conscientização para combater o mosquito e evitar as arboviroses é permanente e vai acontecer durante todo o ano.

A secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, falou da importância do engajamento de municípios, agentes comunitários e de combate às endemias, profissionais da saúde e da população para prevenir e eliminar os focos do mosquito.

Vacinação contra a dengue

Em fevereiro deste ano, o Ministério da Saúde iniciou a distribuição de vacinas contra a dengue. O público-alvo, definido pelo Ministério da Saúde, abrange crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.

Atualmente, 27 municípios estão aplicando a vacina no Ceará. A secretária Tânia Mara Coelho falou sobre a vacinação.

Presente em Fortaleza, na mobilização nacional contra a dengue, o diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública do Ministério da Saúde, Edenilo Baltazar Barreira Filho, falou sobre a mobilização nacional para combater as arboviroses.