A Prefeitura de Fortaleza inaugurou em maio de 2021 os banheiros públicos da Beira Mar como parte do projeto de requalificação da orla. Os equipamentos vão da Praia de Iracema até o Mucuripe. Entretanto usuário vem relatando defeitos frequentes neles, que vão de descargas quebradas até mesmo vasos sanitários inutilizados.

Segunda uma funcionária, os problemas são recorrentes e a manutenção tem sido demorada: “Esse banheiro está com todas as descargas quebradas há mais de dois meses. A gente sempre comunica à Prefeitura no mesmo dia, enviando fotos e vídeos, mas a solução demora muito”.

Num dos banheiro que fica localizado próximo a feirinha da Beira Mar, nenhuma descarga estava funcionando, gerando reclamações entre frequentadores. Nos outros equipamentos, eles apresentavam descargas parcialmente inutilizadas e mictórios fora de uso. Todos apresentam algum tipo de problema.

Tudo fica mais incômodo aos finais de semana, que a frequência de usuários aumenta. Durante a noite, período mais movimentado em alguns banheiros as filas chegam a ser intermináveis.

Nota da Secretaria Municipal da Gestão Regional

A Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), informou em nota que os equipamentos estão desde o mês de setembro sem manutenção, mas que os reparos serão realizados neste semana, entre os dias 15 e 22 de dezembro.

“No início deste mês, uma equipe de infraestrutura realizou vistorias nos equipamentos e elaborou um relatório técnico, com as necessidades de manutenção para que os equipamentos cumpram os devidos padrões de higiene, segurança e acessibilidade. Os materiais a serem repostos estão em processo de aquisição e devem ser instalados na próxima semana”, diz a nota enviada na semana passada. 

A Seger ainda informa que, nas manutenções, são realizadas reposições de itens furtados ou danificados, como sifões, assentos, lâmpadas, entre outros. A gestão municipal orienta que a população utilize os banheiros públicos de forma adequada para que os equipamentos sejam mantidos em bom estado de conservação.