O governador Elmano de Freitas, participou, nessa quarta-feira (18), em Brasília, de reunião com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, para tratar do projeto do Complexo Industrial Multimarcas, que será instalado em Horizonte. A reunião representou um passo importante para a criação do Polo Automotivo do Ceará que deve ser contemplado pela nova lei do programa Mobilidade Verde e Inovação, do Governo Federal.

Os diretores da Comexport apresentaram o projeto de reativação da produção de veículos na antiga fábrica da Troller e a criação de um Polo Automotivo do Ceará, já anunciado pelo Governador do Ceará, Elmano de Freitas. A planta automotiva onde eram produzidos aos veículos Troller deve iniciar a produção de veículos, partes e peças para venda no mercado interno e exportação, em 2025. Além disso, o polo receberá investimentos em pesquisa e desenvolvimento.

Apenas na primeira fase, para reativação da produção, serão investidos R$ 400 milhões e serão gerados mais de 200 empregos. A medida que forem anunciados os modelos, partes e peças a serem produzidos, outros investimentos adicionais serão anunciados para o polo automotivo.

Serão produzidos até 6 novos modelos de veículos, com as mais modernas tecnologias do segmento e eficiência energética, a serem comercializados por consagradas marcas globais já presentes no mercado brasileiro, através de extensa rede de concessionárias já em operação no país.

A reativação da produção, substituindo um volume anual produzido pela Troller de cerca de 1.400 unidades por uma unidade produtiva modernizada com capacidade de produção de até 80.000 unidades ao ano. “Isso representará não apenas a consolidação do Ceará como polo tecnológico produtor de veículos, partes e peças, gerando qualificados empregos, e um importante fator de adensamento da cadeia produtiva na região Nordeste do Brasil, como uma estratégica e competitiva alternativa à importação de veículos elétricos e híbridos prontos, fortalecendo a indústria nacional”, afirmou Elmano.