O vereador Ricardo Bruno Diógenes Sousa (PT), de Jaguaribe, é alvo de investigação do Ministério Público Eleitoral (MPE), por meio da Promotoria de Justiça da 10ª Zona Eleitoral. Na Ação de Investigação Judicial Eleitoral, o MPE requer a inelegibilidade do parlamentar por oito anos, além de aplicação de multas.

Ele já é vereador e conseguiu se reeleger, para mais quatro anos, com 726 votos no pleito realizado em outubro deste ano. Atualmente, Bruno integra a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Jaguaribe, na função de 1° secretário.

As denúncias contra o vereador envolvem compra de votos e abuso de poder econômico, que teriam ocorrido quando o político realizou doações de tijolos e material de construção para incentivar o eleitorado a votar nele.

Material de construção foi usado como moeda de troca

Um eleitor que teria recebido 500 tijolos e dois sacos de cimento do vereador realizou denúncia, afirmando que as doações seriam para que toda a sua família votasse em Bruno Sousa. Após metade dos seus entes não votar no parlamentar, o vereador teria ordenado que membros de sua campanha eleitoral pegassem de volta os produtos. A companheira do beneficiado com os materiais gravou o episódio. O registro consta como prova de acusação.