328 mil cearenses estão aptos a fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 neste domingo, 4, e no próximo, 11. Em todo o País, 5,5 milhões de pessoas se inscreveram para fazer o exame.
Segundo o ministro da Educação, Rossieli Soares, e a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, pelo menos 11% dos inscritos no Enem ainda não acessaram o local de provas.
A primeira prova, realizada neste domingo, será com questões sobre ciências humanas, linguagens e redação e os alunos terão 5h30 para resolvê-las. No próximo domingo, 11, a prova será sobre ciências da natureza (física, química e biologia) e matemática. Os alunos terão 5h para resolver todas as questões. O local de prova está disponível no cartão de confirmação do estudante. Quem ainda não acessou, deve entrar na página no Inep para conferir a informação.
Caso o estudante tenha tentado acessar, mas esqueceu a senha e bloqueou após três tentativas, é preciso ligar no 0800-616161 e desbloquear.
Dicas dadas pelo MEC para o Enem:
– Atenção ao horário de fechamento dos portões;
– Não confunda o horário de Brasília com o horário local;
– Quem ainda não acessou o local de prova, pode conferir o endereço no site do Inep: https://enem.inep.gov.br/;
– Levar caneta esferográfica preta, de tudo transparente;
– Levar documento de identidade original com foto; a identidade digital não será aceita;
– Lanches poderão ser levados em embalagens fechadas (como no caso dos industrializados) ou transparentes (caso sejam levados de casa, por exemplo)
– Se você precisar da declaração de comparecimento, é necessário imprimi-la e levá-la ao local de prova. Ela pode ser útil para, por exemplo, quem precisa justificar a falta no trabalho.
Com informações do G1 Ceará