A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) realizou, na manhã desta sexta-feira (17), a primeira incineração do ano com mais de 4,2 toneladas de drogas apreendidas no Ceará em ações policiais de 2014 até 2024. A queima do material ocorreu em uma cerâmica, situada no município de Aquiraz. No ano passado, ocorreram três incinerações de materiais ilícitos coordenadas pela Delegacia de Narcóticos, que resultaram em mais de cinco toneladas de drogas queimadas. No total, foram incineradas mais de 4 toneladas de maconha, mais de 68 quilos de cocaína, mais de 33 quilos de crack, mais de 1 mil comprimidos de ecstasy, 62 unidades de comprimidos psicotrópicos diversos, 51 garrafas de loló, cinco litros de loló, 61 gramas de loló, 37 frascos de anabolizantes, 40 pés de maconha e 14 gramas de sementes Cannabis.
Os entorpecentes foram incinerados após autorização judicial. Eles fazem parte de 86 inquéritos policiais instaurados entre os anos de 2014 até 2024. O material ilícito foi apreendido a partir de ações ocorridas que aconteceram em Aquiraz, Boa Viagem, Caucaia, Horizonte, Iracema, Itaitinga, Pacajus, Paraipaba, Quixadá, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tianguá e na Capital.
O delegado-geral da PCCE, Márcio Gutiérrez, destacou a importância do trabalho dos investigadores e profissionais da inteligência do Estado em promover a asfixia financeira de grupos criminosos a partir da retirada de entorpecentes de circulação. “Este é o ápice do trabalho de enfrentamento aos grupos criminosos e de combate ao tráfico de drogas no Estado. Essa incineração representa uma consequência de trabalhos bem desenvolvidos, iniciando na inteligência, passando pela fase de investigação e depois pelas operações para a interceptação e a apreensão do material. Então, essa incineração tem uma simbologia muito grande para nós, com a destruição e a retirada de circulação desse material ilícito da nossa sociedade, e também, do poder aquisitivo dos grupos criminosos”, ressaltou o delegado-geral.