Para entender o ecossistema brasileiro de inovação corporativa e revelar o cenário atual da inovação no Brasil, a AEVO – plataforma de Gestão da Inovação da América Latina – e a Inventta, consultoria em inovação na América Latina, em parceria, lançaram o Mapa da Inovação Corporativa. O levantamento contou com 309 respostas de líderes, dos quais 56% atuam em empresas que têm entre 101 e 1000 colaboradores, e 44% em empresas acima de 1.000 colaboradores, nos diversos setores da economia. Um dos principais dados apontados pelo Mapa é que 48% das empresas se consideram inovadoras, enquanto apenas 19% são reconhecidas como inovadoras pelo mercado. No Mapa, 76% das companhias afirmam assumir riscos em prol da inovação, ainda que em diferentes níveis de ousadia.

Na análise geral, apenas 12% das empresas afirmam possuir processos claros de apuração e acompanhamento do desempenho em inovação e, inclusive, integrados aos indicadores estratégicos do negócio. Entretanto, esse número sobe para 30% quando observamos as respostas das altas lideranças de grandes empresas (+ 1000 colaboradores). No comparativo entre médias e grandes empresas, surpreende que, segundo as lideranças das grandes empresas, 22% delas promovem a diversidade de ideias no seu mais amplo espectro, enquanto somente 5% das organizações de médio porte afirmam ter espaço para uma diversidade plena de ideias – diferentes visões, gerações, experiências, perfis, gêneros, etnias, classes sociais, entre outros perfis, participando ativamente da estratégia de inovação.