62% dos brasileiros acreditam que o País está em crise econômica, com dificuldade de recuperação. Em compensação, 32% acreditam que o Brasil está superando a crise e 5% dizem que a economia vive um bom momento. Esses dados são de uma pesquisa realizada pelo BTG Pactual junto com a FSB Pesquisa, divulgada nesta segunda-feira, 25.
Segundo o levantamento, trazendo para o mundo político, dois em cada cinco eleitores responsabilizam o governo federal por essa situação. A pandemia vem logo em seguida, com 25%; já os governos passados estão em terceiro, com 21%, enquanto apenas 8% culpam o cenário internacional.
Para os 6 próximos meses, o cenário não é animador: 60% dos entrevistas dizem que a inflação e o custo de vida deve subir, assim como 43% preveem atraso no pagamento das contas e 36% acreditam que o desemprego vai aumentar.
Metodologia
A pesquisa, com o título “O que pensa o eleitor brasileiro (rodada 2)” foi realizada via telefone, entre os dias 22 e 24 de abril deste ano, com 2 mil eleitores. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de dois pontos porcentuais. O registro no no TSE é o BR-04676/2022.