O Bate Papo Político traz como destaque na edição desta terça-feira, 27, no Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 24 emissoras no Interior), as articulações da oposição para disputar o Governo do Estado e uma das vagas no Senado Federal. Os líderes dos oposicionistas apostam que os altos índices de violência podem colocá-los no segundo turno na disputa pelo Governo do Ceará.

Vale lembrar que o Estado já registrou mais de 1,1 mil crimes violentos entre 1º de janeiro e 20 de março deste ano. A oposição não acredita que o Governo Estadual tem condições de conter a onda de crimes e, por isso, foca o discurso na área da Segurança Pública.

A oposição também está com o ânimo renovado por outros motivos. As articulações do senador Tasso Jereissati (PSDB), que busca unificar o discurso opositor ao governador Camilo Santana (PT), animou seus aliados. Em encontro com líderes da oposição em seu escritório nessa segunda, Tasso apresentou os números de uma pesquisa sobre a intenção de votos dos cearenses para as eleições ao Governo Estadual. Os dados animaram os dirigentes do PSDB, PSD, PROS e SD, que compõem o bloco oposicionista ao Governo do Ceará. O encontro reuniu nomes como Lúcio Alcântara, Roberto Pessoa, Luiz Pontes, Domingos Filho, Genecias Noronha, Danilo Forte, Domingos Neto e Capitão Wagner.

E as movimentações políticas não param por aí. O deputado estadual Heitor Ferrer vai se reunir na manhã desta terça-feira, 27, com o deputado federal Genecias Noronha para se filiar ao Solidariedade (SD). Heitor, que hoje é filiado ao PSB, concorrerá, em 2018, ao quinto mandato consecutivo na Assembleia Legislativa do Ceará.

O SD será o terceiro partido na vida política do parlamentar, que foi do PDT de 1988 a 2015 – saiu devido a filiação dos irmãos Ferreira Gomes a sigla – e do PSB deste ano até a presente data. Durante conversas com Genecias, Heitor recebeu a garantia de que o Solidariedade vai continuar na oposição.

O Bate Papo Político ainda trouxe uma importante informação: o Tribunal Regional Eleitoral concluiu o ciclo da biometria obrigatória e alerta eleitores para o prazo de regularização do título eleitoral, como informou o correspondente Carlos Alberto.

De acordo com a coordenadora de Administração do Cadastro Eleitoral do TRE-CE, Lorena Belo, os eleitores que não procurarem a Justiça Eleitoral para resolver suas pendências podem ter suas inscrições eleitorais canceladas, o que acarreta em consequências, como a impossibilidade de votar nas eleições deste ano, contrair empréstimos em instituições bancárias, participar de programas assistenciais do Governo, dentre outras. Segundo o TRE-CE, mais de 370 mil eleitores se encontram nessa situação no Estado.

Confira os outros assuntos do Bate Papo Político de hoje:

Gostou do Bate Papo Político desta terça-feira? Então clica no player abaixo e ouça as análises dos jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida na íntegra!

BATE PAPO 27.03.2018