O desfile do 7 de setembro é uma celebração cívico-militar que é realizada em comemoração à Independência do Brasil, proclamada em 7 de setembro de 1822. Como homenagem a este momento tradicional da história do nosso País, as Forças de Segurança do Ceará participarão, neste sábado (7), do desfile Cívico-Militar do Dia da Pátria. O evento será realizado na Av. Beira Mar, em Fortaleza, a partir das 8h.

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) contará com 1.439 participantes, incluindo alunos do 1º Colégio da Polícia Militar General Edgard Facó (CPM-GEF) e dos projetos sociais com civis. Já a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) terá um efetivo de 78 policiais civis presentes no desfile.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) participará com 290 bombeiros militares e 16 viaturas. Na ocasião, a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) contará com 20 representantes participando do desfile.

Reforço policial

Com foco em garantir a segurança da população e dos participantes, a PMCE estará presente com um reforço de 291 policiais militares distribuídos em pontos específicos do evento.

O planejamento contará com efetivos do Policiamento Ostensivo Geral (POG) e das forças suplementares, com o policiamento especializado do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac), além dos alunos-soldados em formação.

Ao todo, 7.800 pessoas devem participar do desfile. O governador do Estado, Elmano de Freitas, deve participar do evento ao lado de outras autoridades.

Transporte

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) reforça a frota de coletivos com 21 veículos extras à disposição do controle operacional nos terminais de integração, a partir das 6h. O objetivo é facilitar o deslocamento da população ao desfile cívico-militar e às praias. O transporte coletivo irá operar com o quantitativo de domingos e feriados.

Devido à interdição da Av. Antônio Justa no trecho entre a Av. da Abolição e a Rua Leonardo Mota, as linhas de ônibus seguem o desvio de itinerário de acordo com a AMC.