Oito em cada dez brasileiros acreditam que a corrupção aumentou no País nos últimos 12 meses. O número consta no Barômetro Global da Corrupção, considerada a pesquisa de opinião mais importante no mundo sobre comportamentos relacionados à corrupção. O mesmo levantamento revela que 11% dos brasileiros admitiram ter subornado agentes públicos – o índice é baixo comparado aos países representados na pesquisa.
O estudo, divulgado nesta segunda-feira, é feito pela ONG Transparência Internacional e ouviu 22.302 pessoas residentes em 20 países da América Latina e do Caribe entre maio e junho de 2016. Em 17 dos vinte países pesquisados, a maioria dos cidadãos respondeu que a corrupção cresceu no último ano. O Brasil aparece na quarta posição na lista entre os 20 países, atrás de Venezuela (87%), Chile (80%) e Peru (79%).
Segundo o estudo, 78% dos brasileiros afirmaram que o nível de corrupção “aumentou consideravelmente” ou “cresceu muito.” A polícia e os políticos são considerados os maios corruptos entre as instituições ou grupos de pessoas na sociedade, aponta o Barômetro. Eles estão no topo do estudo (47%), à frente de do governo local (45%), do presidente (43%) e de juízes e magistrados (40%).