A Confederação Nacional dos Municípios (CNM), entidade que representa as 5.568 cidades brasileiras, prega que os gestores ampliem o diálogo com a população para o sucesso na imunização contra à Covid-19. A imunização está na primeira fase que inclui os profissionais de saúde, idosos em casas de repouso e indígenas. No Ceará, o Governo do Estado recebeu, até o momento, 323.500 doses das vacinas CoronaVac, do Instituto Butantan, e da Oxford/AstraZeneca, que começa a ser produzida pela Fiocruz.

Enquanto a vacina não chega para as diferentes faixas etárias dos brasileiros, a Confederação Nacional dos Municípios lançou um Plano de Comunicação com orientações aos gestores para manterem “um diálogo claro e padronizado com a população, de forma a transmitir as fases operacionais da campanha de vacinação de acordo com as diretrizes nacionais de vacinação e as informações disponibilizadas pelas autoridades de saúde e instituições de ciência e pesquisa’’.

VACINAÇÃO, ÚNICO CAMINHO PARA SALVAR VIDAS

A Confederação Nacional dos Municípios destaca que, mesmo com as diretrizes do plano de vacinação apresentadas pelo Ministério da Saúde, o gestor deve elaborar um Plano de Vacinação com o planejamento do Município e as ações para a campanha de vacinação. Segundo o presidente da CNM, Glademir Aroldi, a vacinação “é o único caminho para salvar vidas, para amenizar a situação sanitária, para a retomada da economia’’.

Como primeiro passo, a entidade orienta os gestores municipais a construir ações comunicativas, iniciando com mensagens de antecipação e preparação, passando para a fase de informação à população com clareza: como, quando, onde e para quem será a primeira etapa e demais etapas, bem como a quantidade de doses recebidas no Município.

O Plano de Comunicação lista, como ações prioritárias, 10 pontos úteis para a população ficar bem informada e segura quanto à vacinação contra à Covid-19.

Uma das orientações é que a prefeitura deve buscar a divulgação da campanha junto à imprensa local, por meio do envio de release com as informações mais importantes que a população precisa saber para garantir ampla participação na campanha de vacinação, destacando um porta-voz, com amplo conhecimento no assunto e ações, para responder qualquer questionamento durante o processo.

+VEJA O PLANO CLICANDO AQUI

ORIENTAÇÕES DO PLANO DE COMUNICAÇÃO DA CNM SOBRE A VACINA CONTRA À COVID-19

  • I. segurança e eficácia da vacina;
  • II. grupos prioritários para vacinação e quantitativo;
  • III. quantitativo de doses e insumos recebidos;
  • IV. placar/ vacinômetro: população a ser vacinada x número de doses aplicadas;
  • V. farmacovigilância;
  • VI. quantitativo de salas de vacinação e profissionais de saúde para a aplicação;
  • VII. distribuição das salas de vacinação;
  • VIII. quantitativo de pessoas aptas a receber a vacina na primeira fase (conforme o grupo prioritário);
  • IX. cronograma de vacinação ou previsão (quando possível); e
  • X. projeção dos locais de vacinação (se já possui previsão).

(*) Com informações da Agência CNM de Notícias