O Ceará recebeu, no fim da tarde desta quinta-feira (1º), mais um lote de vacinas contra Covid-19. A informação foi confirmada pelo Governado Camilo Santana em suas redes sociais. O imunizante que chegou, deverá ser imediatamente distribuído para todos os 184 municípios do Ceará.

O governador Camilo Santana destacou que este é o maior lote de vacinas que o Ceará vai receber, o que deve acelerar a vacinação. A expectativa é iniciar já este mês de abril a terceira fase de vacinação. 

“Acabamos de receber mais 371.750 doses de vacinas, sendo 344.000 da CoronaVac e 27.750 da AstraZeneca. As equipes de logística do Governo do Estado farão a distribuição à capital e para as 22 Áreas Descentralizadas de Saúde, que repassarão as vacinas a todos os municípios”, postou o chefe do Executivo cearense.

O último lote de vacinas que chegou ao Ceará, com 158.100 doses de vacinas, sendo 124.400 doses da CoronaVac/Sinovac e 33.700 da Oxford/AstraZeneca, foi no dia 26 de março.

+Veja as vacinas que já chegaram ao Ceará

Vacinômetro

O estado já chegou marca de 1 milhão de doses aplicadas. Do total de imunizados até agora, 83,5% receberam a primeira e 68,7% a segunda dose. O estado está na segunda fase de vacinação, com público alvo os idosos de 60 a 74 anos. Na terceira fase, pessoas com comorbidade, profissionais da segurança e educadores também serão imunizados. As duas vacinas devem ser aplicadas em duas doses em cada pessoa para garantir a imunidade.

Profissionais de segurança pública

Após solicitação do governador Camilo Santana junto ao Ministério da Saúde, o Ceará já está autorizado a iniciar a vacinação dos profissionais de segurança pública do Estado que estão mais expostos ao coronavírus. Segue ainda em análise do Governo Federal, a reivindicação do governador para incluir também os professores nos grupos prioritários de vacinação.