O atual decreto estadual de isolamento social, válido para todo o Ceará, descreve não só a manutenção do dever de permanência das pessoas em suas residências, mas também a restrição à circulação de veículos. Contudo, dados de um monitoramento internacional mostram que, entre abril e maio de 2021, os congestionamentos no trânsito de Fortaleza voltaram a se aproximar dos níveis de 2019, ano ainda sem a pandemia da Covid-19.
Em janeiro e fevereiro, meses em que a Covid-19 começava a ter maior transmissão na cidade, a média do nível de congestionamentos era 38% menor quando comparada ao mesmo período de 2019. Por causa da pressão sobre o sistema de saúde, escalada de casos e óbitos, o segundo lockdown começou a valer em Fortaleza no dia 5 de março. Dessa data até 11 de abril, a média semanal de redução foi de 47%.
O pico de queda ocorreu entre os dias 15 e 21 de março, quando só houve metade dos congestionamentos em relação a dois anos antes. A partir do dia 12 de abril, a Capital voltou a uma retomada gradual para a reabertura de alguns setores. Nas duas semanas seguintes, a redução teve média de 35%. Contudo, no último período de abril, passou para 29% e, no início de maio, para apenas 11%.