Os novos dados da pesquisa do Ipec sobre a tendência de votos para 2022, publicados, nesta segunda-feira, mostram que o presidente Jair Bolsonaro perdeu 1/3 dos eleitores que o apoiaram em 2018. O levantamento revela, ainda, que a maioria desse contingente de eleitores está inclinada a votar no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os números da pesquisa ganham destaque no Bate Papo Político do Jornal Alerta Geral, entre os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida.


A mesma pesquisa, que teve os primeiros números divulgados na última sexta-feira, mostra que, se as eleições fossem hoje, Lula receberia 49% dos votos, enquanto Bolsonaro ficaria com 23%. Ciro teve 7%, Doria, 5%, e Henrique Mandetta, do DEM, 3%.

Segundo o Ipec, 34% dos eleitores que, em 2018, apostaram em Bolsonaro, dizem que não repetirão o voto em 2022. Outros 44% dos eleitores que o apoiaram, de acordo com o levantamento, o acompanharão mais uma vez. Para 18%, é possível repetir o voto de 2018.


Para os aliados do Governo Federal, há outro motivo para preocupação: 25% dos eleitores do atual presidente agora afirmam que, “com certeza”, estarão com o ex-presidente Lula. Outros 13% admitem a possibilidade de fazê-lo.
A interpretação dos números é que 38% dos que votaram em Bolsonaro veem agora o seu principal rival com alguma simpatia. Entre os que optaram pelo PT em 2018, o número de arrependidos dispostos a aderir ao bolsonarismo é quase insignificante. Entre os eleitores de Fernando Haddad, 4% dizem que votariam com certeza ou poderiam votar em Bolsonaro. Para 93% deles, não há nenhuma chance de apoiar a reeleição do atual presidente.


A pesquisa do Ipec foi realizada entre os dias 17 e 21 de junho, ouviu 2.002 eleitores em 141 municípios brasileiros, . A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 21 de junho de tem uma margem de erro estimada de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.