Os cearenses precisam ficar de olho para não perder o prazo: a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza deste ano termina nesta semana, dia 9 de julho. De acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 3,3 milhões de pessoas devem ser vacinadas no Ceará até o final da campanha. Até agora, o estado alcançou apenas 39,3% da cobertura vacinal com 1 milhão e 330 mil doses aplicadas.

A campanha começou em 9 de junho e vai até a próxima sexta-feira. O objetivo é imunizar 79.744.770 brasileiros, mas o país atingiu 41,4% da cobertura vacinal. Os dados podem ser encontrados no Painel Influenza 2021.

Segundo a plataforma que disponibiliza os dados da campanha, mais de 73 milhões de doses foram enviadas para estados e municípios. Na semana passada, a pasta informou que autorizou a ampliação da campanha para todas as faixas etárias a partir de 6 meses de idade. São Paulo lidera o ranking de vacinados e o Ceará ocupa a 9º posição na lista.

A plataforma LocalizaSUS divulga, ainda, informações sobre o número de doses aplicadas em grupos prioritários. Cerca de 62,4% da população infantil (abaixo de 17 anos) foi imunizada, seguida por 59,9% da população de puérperas. Em terceiro lugar, povos indígenas, com 55,7% do total de vacinados. Gestantes foram 54,6% de imunizadas e 51,4% dos idosos brasileiros também foram vacinados. 

Como ser vacinado

O Ministério da Saúde recomenda que quem está prestes a ser vacinado contra a covid-19 tome primeiramente o imunizante contra o novo coronavírus. Feito isso, é necessário esperar por no mínimo 14 dias para se vacinar contra a gripe.

Segundo as orientações sanitárias oficiais, para receber a vacina basta comparecer a um posto de saúde portando caderneta de vacinação e documento com foto. Não ter a caderneta de vacinação em mãos não é impeditivo para tomar as vacinas ofertadas pelo Ministério da Saúde, mas é necessário ter o cadastro no SUS, que também pode ser feito durante o atendimento.

A população que ainda não estiver pré-cadastrada no PNI ou no sistema do SUS pode realizar o procedimento pelo aplicativo Conecte SUS, disponível para as plataformas iOS e Android.