A adesão às vacinas contra a Covid-19 atingiu nível recorde no Brasil, chegando a 94% da população, segundo pesquisa do Instituto Datafolha, publicada pelo jornal Folha de S.Paulo nesta terça-feira.

Segundo o levantamento, 56% dos entrevistados afirmam que já foram vacinados contra a doença, e 38% dizem que pretendem ser imunizados.

A pesquisa ouviu 2.074 pessoas de 16 anos ou mais, de forma presencial em 146 cidades do país, entre os dias 7 e 8 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Segundo o Datafolha, apenas 5% dos participantes afirmam que não foram nem pretendem ser vacinados e 1% que não sabe.

Entre os entrevistados, 19% declara já ter tomado duas doses (17%) ou dose única (2%) de um imunizante contra a doença. Os outros 37% ainda aguardam a data para completar o esquema vacinal.

Apenas o imunizante da Johnson & Johnson é aplicado em dose única entre as vacinas contra a Covid-19 em uso no Brasil. As outras demandam o uso de duas doses.

A pesquisa do Datafolha também mostra que a proporção dos que afirmam que não se vacinaram e nem pretendem, ainda que minoritária, é maior entre os que dizem sempre confiar no presidente Jair Bolsonaro (11%), entre os que avaliam seu governo como bom ou ótimo (9%) e entre os que pretendem votar nele em 2022 (9%).

Durante a pandemia, o presidente deu diversas declarações minimizando a vacinação contra a Covid-19 e colocando a eficácia dos imunizantes em dúvida.

Enquanto a maioria dos principais líderes mundiais tomou a vacina em público, para incentivar as pessoas a fazerem o mesmo, Bolsonaro repete que só decidirá se será ou não vacinado contra a a doença depois que o “último brasileiro” for imunizado.

(*) Com informações O Globo