O professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenador do Programa de Apoio à Vida (Pravida), Fábio Gomes, expôs, nesta quarta-feira (08), em entrevista ao Jornal Alerta Geral, que a sociedade precisa estar atenta às medidas de prevenção ao suicídio e discutir mais sobre essa verdadeira tragédia que marca a vida de milhares de brasileiros.

Segundo Fábio Gomes, que é psiquiatra, em 2020, foram identificados, em todo o Brasil, 12.000 suicídios, sendo 600 no Ceará. Há, porém, de acordo com ele, a subnotificação de óbitos, que são relatados como outras causas, quando, na realidade, são suicídios. Com 12 mil casos por ano, o professor alerta que “é preciso tomar medidas eficazes para prevenir o suicídio”.

Dentro do ‘Setembro Amarelo’, com a campanha voltada a alertar a população sobre a prevenção ao suicídio, Fábio aborda a atuação do Programa de Apoio à Vida (Pravida) que desenvolve ações para ajudar as pessoas a cuidarem melhor da saúde mental.

O acompanhamento de jovens e adultos, que apresentam tendência ao suicídio, tem apresentado resultados positivos uma vez que, conforme Fábio Gomes, quando o tratamento é feito no começo da doença mental, a vida é preservada. Nesse contexto, o coordenador do Programa de Apoio à Vida tem uma resposta bem objetiva: ‘’O problema quando está pequeno, é muito mais fácil de tratar”, observa o médico psiquiatra.

ENTREVISTA AO JORNAL ALERTA GERAL

A entrevista com o professor Fábio Gomes, da Faculdade de Medicina da UFC, foi veiculada na edição desta quarta-feira do Jornal Alerta Geral, que é gerado pela Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, tem transmissão para emissoras de rádio do Interior e, também, pelas redes sociais do @cearaagora. Você pode acessar aqui a íntegra da conversa do professor Fábio Gomes com os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida.