A população da cidade de Jaguaruana volta hoje (7) – após quase um ano das eleições municipais de 2020 – às urnas para eleger um novo prefeito e vice-prefeito em eleições suplementares.

O pleito ocorre sob as mesmas orientações do Ministério Público do Ceará (MPCE) para evitar aglomerações e quebra de outras normas sanitárias. O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) já aplicou ao menos dez multas por desrespeito às medidas de prevenção à disseminação de Covid-19 nas campanhas desde o ano passado.

No mês de outubro, os partidos que disputam a eleição realizaram convenções municipais para a oficialização de suas candidaturas: a de Roberto da Viúva (PDT) e a de Elias do Sargento (PCdoB). No próximo dia 5 de dezembro, as cidades de Viçosa do Ceará e Barro também escolherão novos prefeitos e vices.


De acordo com a Justiça Eleitoral, cerca de 26.947 eleitoras e eleitores votarão nas urnas eletrônicas das 94 seções eleitorais, distribuídas nos 38 locais de votação em Jaguaruana.

“Contribuirão em todo processo eleitoral mais de 450 pessoas, incluídos(as) mesárias, mesários, auxiliares de eleição, delegadas e delegados de prédio, terceirizadas, terceirizados, servidoras”, diz o TRE-CE. Um contingente de segurança também dará apoio ao pleito.

De acordo com informações repassadas pela Justiça Eleitoral, foram implementadas medidas de segurança “para proteger a saúde de eleitoras, eleitores, mesárias, mesários, colaboradoras e colaboradores, visando reduzir as possibilidades de contaminação nas seções eleitorais”.