O final de semana vai ser movimentado para os estudantes. O Exame Nacional do Ensino Médio deste ano será aplicado neste domingo, dia 21, em todo país. Milhares de cearenses que estavam se preparando para a prova continuam ansiosos pela aplicação do exame que abre as portas para o ensino superior. O segundo dia de prova será no dia 28.

Neste ano, muitas polêmicas  envolveram a prova. Durante o período de inscrições, o governo federal não concedeu isenção aqueles que, em 2020, se inscreveram para a prova e faltaram ao exame. Mas depois, o Governo voltou atrás e liberou a isenção da taxa. No Ceará, o governador Camilo Santana anunciou que o Estado pagaria a taxa de inscrição de todos os alunos da rede pública estadual que desejassem fazer a prova. 

E neste ano, o número de inscritos do Ceará para o Enem caiu 25,2% em relação à última edição do exame, em 2020. Foram 243 mil 414 candidatos e essa quantidade é a menor desde 2011.

No primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio 2021, no próximo domingo, os candidatos farão, além das provas objetivas de linguagens e ciências humanas, a única prova subjetiva da avaliação, a redação. Nesta edição, o tema será o mesmo, tanto para o Enem impresso quanto para o digital e, em ambas modalidades, o texto deverá ser feito à mão. Por isso, é obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.