O fim do prazo de validade da Comissão Provisória Regional do PL, com vigência até o próximo dia 10, acirra ainda mais a disputa interna pelo comando da sigla no Ceará. Três correntes mergulham nas articulações para ficar com a Presidência Regional após a sigla ser engordada com a filiação do presidente Jair Bolsonaro.

De um lado, sintonizado com o Presidente da Executiva Nacional, Valdemar Costa Neto, está o prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves, atual presidente da Comissão Provisória. Acilon, no último encontro com Valdemar Costa, em Brasília, mostrou números e garantiu, se permanecer no partido, condições para fortalecer ainda mais o Partido Liberal. Sob a liderança de Acilon, o PL elegeu, em 2018, um deputado federal e três deputados estaduais e, em 2020, oito prefeitos.

O deputado estadual André Fernandes, com portas abertas no Palácio do Planalto, trabalha com a certeza de que, antes do dia 15 de fevereiro, assumirá o PL no Ceará. A confiança surge pela relação direta com a família Bolsonaro. Pré-candidato à Câmara, André surge nas estimativas dos bolsonaristas com uma previsão de ser eleito com mais de 150 mil votos.
André, entre os aliados mais próximos ao Governo Bolsonaro, não está, porém, sozinho nessa briga e olha de perto o movimento do deputado federal Jaziel Pereira que, com a esposa Silvana, deputada estadual, foi a Brasília e, acompanhado de lideranças evangélicas, tentou mostrar forças sobre o melhor caminho para o PL cearense.

BRIGA E CONFORTO ELEITORAL

A briga silenciosa pelo comando regional deixa uma situação confortável para o PL: se o presidente Valemar Costa Neto contornar as divergências entre André, Jaziel e Acilon, o Partido Liberal entra na corrida das eleições com a perspectiva de eleger três deputados federais e, pelo menos, cinco deputados estaduais. Valdemar olha para esses números, mas é pressionado a entregar a sigla a quem estiver mais sintonizado com o Palácio do Planalto.

CEARÁ, CELEIRO DA IDEOLOGIA ESQUERDISTA

Silvana, em publicação nas redes sociais, destacou uma reunião em Brasília com a Ministra Damares Alves, não falou sobre o futuro do Partido Liberal, mas registrou que o encontro, com a participação de lideranças cristãs do estado do Ceará, teve por objetivo reafirmar ‘’os princípios que norteiam a nossa fé e proclamarmos o triunfo dos bons costumes sobre as ideologias progressistas de esquerda’’.

Em outro trecho da publicação, Silvana disse: ‘’Estamos muito felizes por participar desse momento ímpar! Não vamos recuar mediante as ideias que buscam tornar nosso Ceará um celeiro da ideologia esquerdista. Lutaremos até o fim, por nosso estado e por nossa nação’’, observou.