A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou, na última quarta-feira, 18, um Projeto de Indicação, de autoria do deputado Queiroz Filho (PDT), que sugere a criação do Programa de Intercâmbio Professores Sem Fronteiras, beneficiando os docentes selecionados com a oportunidade de estudar, por prazo determinado, em escolas de idiomas em países de língua estrangeira.
“O intercâmbio é uma forma eficaz para promover a formação e pesquisa. Para os professores, se torna ainda mais eficaz, tendo em vista que sua constante capacitação resultará em um profissional que transmitirá todo o conhecimento aos seus alunos e contribuindo de forma significativa para a educação de nosso estado”, disse Queiroz Filho.
Segundo o Projeto, o Programa serviria como uma espécie de premiação aos professores da rede estadual de ensino, de acordo com critérios determinados em edital a ser lançado anualmente pela Secretaria da Educação do Estado (Seduc). Além do custeamento das aulas, os selecionados receberiam uma ajuda pecuniária, mediante bolsa, para complementar despesas para permanência nas cidades.
Por ser um Projeto de Indicação, ele funciona como sugestão ao Poder Executivo. Caso o Governo do Estado opte por acatar, deverá reenvia-lo como mensagem à Assembleia Legislativa em forma de Projeto de Lei.
Recentemente, a Câmara Municipal de Fortaleza aprovou a mensagem da prefeitura que estabelece, em âmbito municipal, o Programa de Intercâmbio Professores Sem Fronteiras.
(*) com informações da assessoria do deputado Queiroz Filho