Os dirigentes do União Brasil (UB) se preparam para lançar, no próximo dia 31, a candidatura do deputado federal e presidente nacional da sigla, Luciano Bivar, ao Palácio do Planalto e articulam os palanques estaduais para ampliar o número de representantes da agremiação na Câmara. Uma das prioridades do UB nos Estados está no Ceará, com a candidatura do deputado federal Capitão Wagner ao Governo do Estado.
O União Brasil tem, pelo menos, R$ 770 milhões do fundo eleitoral para a campanha de Bivar e dos candidatos à Câmara, ao Senado e aos Governos Estaduais. Seguros da importância da candidatura presidencial, as lideranças do União Brasil ignoraram as articulações para uma eventual terceira via envolvendo outras três siglas – PSDB, MDB e Cidadania, e decidiram construir caminho solo.
Pré-candidato à Presidência da República, o líder Luciano Bivar não só ignorou as conversas com as lideranças dos demais partidos como também desdenhou da chamada terceira via: ‘’Não vai dar em nada (a candidatura da terceira via), não vão apresentar nenhum candidato’’, disse Bivar, para quem, entre os líderes do PSDB, MDB e Cidadania, ‘’Ninguém pensa em projeto Brasil. Sentimos que cada um estava muito pensando no seu partido, isoladamente na sua paróquia’’, acrescentou.
Sobre a briga deflagrada nos bastidores para definição do nome da terceira via ao Palácio do Planalto, Luciano Bivar, em entrevista ao Jornal O Globo, tanto no MDB quanto no PSDB a questão deve ser decidida apenas nos tribunais. Em seu entender, a decisão do União Brasil de deixar o grupo “não tem mais volta” e ele não descarta que sua candidatura seja “chapa pura”, com um vice da própria legenda.
A candidatura própria, de acordo com Luciano Bivar, é definitiva: ‘’O partido já definiu e terá lançamento da pré-candidatura no dia 31 de maio. Isso desvanece quaisquer palpiteiros que pensavam que estávamos ali apenas para querer ter uma participação (na disputa)’’, afirmou Bivar, que não é estreante na disputa eleitoral. Em 2006, quando já comandava o extinto PSL, concorreu ao Palácio do Planalto e somou, naquela eleição, 62 mil votos.