O Ministério da Saúde emitiu uma nova orientação para a pessoas, acima de 50 anos, que tomaram a vacina da Janssen contra a covid-19. Segundo a pasta, para quem se vacinou com o imunizante, o Ministério ressalta que são recomendadas doses de reforço, no seguinte esquema: dose única inicial + dose de reforço + segunda dose de reforço , sendo esta última dose para o público prioritário acima de 50 anos.

Como se trata de um imunizante de dose única, não há aplicação da segunda dose da Janssen. Portanto, quem se vacinou com esse imunizante deve tomar uma dose de reforço, 2 meses depois da dose única. A dose de reforço da Janssen deve ser aplicada com o mesmo imunizante ou com as vacinas da Pfizer e Astrazeneca. Já as pessoas acima de 50 anos devem tomar a segunda aplicação de reforço 4 meses depois da primeira dose de reforço, também com imunizantes da Janssen, Pfizer ou Astrazeneca.

As recomendações do Ministério da Saúde são feitas a partir de estudos que demonstram que a imunogenicidade após aplicação de doses de reforço heterólogas, com combinação diferente de vacinas contra a Covid-19, foi adequada e superior a esquemas sem doses de reforço.