Pesquisa do Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 28, revela que o petista Luiz Inácio Lula da Silva mantém a vantagem sobre o atual presidente Jair Bolsonaro (PL). O pré-candidato do PT manteve os 47% das intenções de voto, registrado na última pesquisa. Bolsonaro cresceu mais 1% nas intenções de voto, tendo 29%. O pré-candidato do PDT, Ciro Gomes (PDT), registrou 8%, mantendo o último percentual atingido no levantamento. A candidata do MDB, Simone Tebet atingiu 2%, um a mais que o último levantamento realizado em junho.
Logo atrás vem o deputado federal André Janones, do Avante de Minas Gerais, com 1%. Pablo Marçal (PROS) e Vera Lúcia (PSTU) também têm 1% cada. Outros candidatos como Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Luciano Bivar (UB) e General Santos Cruz (Podemos) não pontuaram.
Segundo esses dados, Lula venceria a eleição no 1º turno.
Votos brancos ou nulos representam 7% e 4% dos entrevistados não sabem em quem vão votar. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais, ou para menos.
A Folha de São Paulo, dona do Instituto, informou que a pesquisa entrevistou 2566 eleitores, em 183 municípios e foi registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-01192/2022, custou R$ 473.780,00, valor pago pelo Grupo Folha.
Cenário 1º turno:
- Lula (PT): 47%
- Jair Bolsonaro (PL): 29%
- Ciro Gomes (PDT): 8%
- Simone Tebet (MDB): 2%
- André Janones (Avante): 1%
- Pablo Marçal (Pros): 1%
- Vera Lúcia (PSTU): 1%
- Em branco/nulo/nenhum: 7%
- Não sabe: 4%