O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou, nesta quinta-feira, uma portaria, que autoriza a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) a devolver os valores descontados dos servidores do órgão em função da greve ocorrida em 2009. Com isso, serão cumpridas as cláusulas firmadas no último acordo assinado por trabalhadores e Ministério do Trabalho e Previdência, para dar fim à outra paralisação que ocorreu neste ano e durou dois meses.
Segundo a Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), os servidores que participaram da greve de 2009 devem procurar seus respectivos setores de Gestão de Pessoas, se possível as Superintendências, para verificar como será feita a devolução, já que a portaria autoriza a DGP a “emitir orientação às suas unidades descentralizadas quanto à devolução dos valores descontados”.
A Portaria 1.467, assinada pelo presidente do INSS, Guilherme Serrano, foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (dia 22).