O senador Tasso Jereissati não arredou pé e convenceu os integrantes da cúpula estadual do PSDB a apoiarem o candidato do PDT ao Governo do Estado, Roberto Cláudio. Com esse indicativo, não haverá briga, nem disputa na convenção a ser realizada, de forma conjunta, na próxima quinta-feira, pelo PSDB e pelo Cidadania. Os dois partidos formam uma federação e seguirão unidos na corrida eleitoral. O site cearaagora antecipou mais cedo a decisão do PSDB.
Tasso fez o comunicado sobre a decisão a ser oficializada pelo PSDB. A aliança com o PDT garantirá ao PSDB à indicação do nome ao Senado. Desde a primeira reunião com o presidente regional Chiquinho Feitosa e outros integrantes do comando estadual do partido, Tasso sinalizou para uma aliança com o PDT.
Senador em segundo mandato, Tasso argumentou que, pela competência, experiência e compromissos com as ideais do PSDB, o partido subirá ao palanque de Roberto Cláudio. ‘’’Na condição de prefeito de Fortaleza, ele (Roberto Cláudio) demonstrou sua capacidade de gestão e seu espírito público, disse Tasso, ao afirmar, ainda, que, diante do extremismo que põe em risco a própria estabilidade democrática, “é preciso ponderação e equilíbrio para assegurarmos as conquistas obtidas e avançar ainda mais’’.
CONVERSAS E QUEDA DE BRAÇO
Os tucanos conversaram, também, com o ex-governador Camilo Santana, mas a possibilidade de acordo com o PT foi rejeitada desde o primeiro momento. Ao PSDB foi aberta a vaga de primeiro suplente do candidato ao Senado em uma possível coligação com o PT. O nome seria de Chiquinho Feitosa.
O histórico de conflitos ideológicos entre PSDB e PT, como escreveu, em um artigo, o ex-senador Luiz Pontes, barrou o avanço das negociações com o Partido dos Trabalhadores. O presidente regional do PSDB, Chiquinho Feitosa, perdeu a queda de braço e poderá, se desejar, concorrer à Câmara Federal.
Chiquinho perdeu a briga interna no PSDB e, também, no conflito com o seu adversário Domingos Filho, candidato a vice-governador na chapa de Roberto Cláudio. Ambos exercem atividades políticas na Região dos Inhamuns. Chiquinho passará a seguir, de forma indireta, orientação política de Domingos Filho que, pela habilidade, tem se credenciado a ocupar espaços na articulação política da campanha e de um eventual Governo de Roberto Cláudio.
Veja nota: