Na tarde deste sábado, 6, o Ceará visitou o Botafogo pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, no estádio Nilton Santos. Jogando fora de casa, o Vozão empatou por 1 a 1 com o time carioca.

Com o resultado, o Alvinegro soma 25 pontos e ocupa a 14ª posição na tabela de classificação da competição nacional. O Mais Querido volta a campo pela Série A no domingo, 14, às 16h, na disputa de mais um Clássico-Rei.

O jogo

A partida começou com o Botafogo fazendo valer o mando de campo e pressionando. Os donos da casa abriram o placar logo aos 8 minutos. Lucas Fernandes levantou a bola na área e Victor Cuesta marcou o gol do time carioca.

Mesmo com o resultado adverso, o Ceará manteve a postura equilibrada em campo e foi buscando o resultado. Aos 33 minutos, Jhon Vásquez tabelou com Vina e levantou a bola na área, Mendoza resvalou e Guilherme Castilho finalizou ao lado da trave. 

Antes do final da primeira etapa o Ceará perdeu Jhon Vásquez, lesionado, e foi para o vestiário com o resultado adverso.

Na volta para o segundo tempo, o time comandado por Marquinhos Santos dominou as ações da partida e empatou a partida logo aos 3 minutos. Vina cobrou escanteio na cabeça de Mendoza, que marcou seu oitavo gol no campeonato e deixou tudo igual no placar.

Daí em diante o Ceará apertou o ritmo e foi em busca da virada. Aos 9 minutos, Vina arrancou pela direita e tocou para Guilherme Castilho, que chutou prensado na defesa, no rebote, Lima se livrou da marcação e finalizou forte, obrigando Gatito Fernandez a fazer grande defesa.

Aos 15 minutos foi a vez de Guilherme Castilho obrigar o goleiro botafoguense a fazer mais uma linda defesa. O meia cobrou falta no ângulo e quase vira o placar. Aos 38 minutos, Fernando Sobral recebe grande passe de Zé Roberto e finaliza por cima do gol.

O Vozão criou mais três oportunidades antes do final do jogo. Aos 42 minutos, Fernando Sobral chutou forte da entrada da área, e a bola passou ao lado do gol adversário. Dois minutos depois, Vina puxou rápido contra-ataque e serviu Mendoza, que finalizou para fora. Aos 48 minutos, Erick tabelou com Richard e finalizou chapado, para mais uma defesa de Gatito.

Após essa jogada o jogo perder intensidade e terminou empatado por 1 a 1.

Próxima partida

O Ceará volta a campo na próxima quarta-feira (10). O Vozão recebe o São Paulo, às 19h15, na Arena Castelão, pelo jogo de volta das quartas de final da CONMEBOL Sudamericana.

(*) Com informações do Departamento de Comunicação – CSC