A Secretaria de Saúde do Ceará informou, nessa sexta-feira (11), , por meio de nota, que 4 casos da nova subvariante BQ.1, da cepa Omicron, foi confirmada no Estado. De acordo com a pasta. os pacientes apresentam sintomas leves .
O anúncio dos casos foi feito após reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia, realizada também nesta sexta-feira, para verificar os [índices da doença no Ceará;
Abaixo, a nota da Sesa.
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informa que nesta sexta-feira, 11 de novembro, foram confirmados quatro casos da subvariante BQ.1 da covid-19 no Estado por sequenciamento genômico. Os pacientes, residentes de Fortaleza, estão sendo acompanhados e apresentam apenas sintomas leves da doença.
Presidido pela governadora em exercício, a desembargadora Maria Nailde Pinheiro, o Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia esteve reunido hoje para discussão do cenário epidemiológico no Ceará.
A Sesa, por meio da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (Sevig), atua ativamente no controle e no monitoramento da doença junto às vigilâncias dos municípios cearenses.
A pasta orienta a população a completar seus esquemas vacinais contra a covid-19, com doses de reforço, conforme faixa etária. Diante de sintomas, a indicação é fazer o uso de máscara e buscar uma unidade de saúde municipal para realizar a testagem. Em casos positivos, deve-se cumprir isolamento pelo período de sete dias, a contar do primeiro dia dos sintomas, ou, em caso de resultado negativo do exame, a partir do quinto dia.
Sarah Mendes, secretária executiva de vigilância em saúde da Sesa, deixa uma alerta à população cearense.