O carnaval já começou, e os foliões estão nas ruas se divertindo, mas é preciso redobrar os cuidados para não ser vítima de criminosos que aproveitam os momentos de descontração para furtar os foliões nas festas carnavalescas espalhadas por todo estado até esta terça-feira (21).

Código PIN

Antes de levar o aparelho celular para a folia, ative o código PIN do seu chip, a senha que será pedida toda vez que o chip for retirado do aparelho celular e ser inserido em outro.

Aplicativos de banco

É aconselhável a apagar os aplicativos de banco e de e-mail momentaneamente. Após sair da festa de Carnaval e estar em um local seguro, o folião pode baixar de novo.

Funcão aproximação do cartão

É necessário utilizar uma bolsa que vede a comunicação do cartão ou, então, o deixe em casa. Você também pode retirar a função de aproximação do seu cartão.

Crimes contra a dignidade sexual

As mulheres devem ter cuidado com a bebida, dar preferência as latinhas ou recipientes fechados para evitar que coloquem algum tipo de substância na bebida. Em qualquer situação de crime, a vítima deve acionar o 190 para que seja possível a situação de flagrante.

Os crimes podem ser registrados em qualquer unidade da Polícia Civil. Sempre o “Não é não”. O fato da mulher estar de batom vermelho, roupa curta, não dá direito ao homem de atravessar o limite”, alerta a delegada Eliana Maia, titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza.

Adolescentes

O adolescente não deve pegar carona com pessoas desconhecidas, ir em carros de aplicativo sozinho. Importante que esteja sempre com um adulto acompanhando-o na corrida.

E sempre estarem na companhia de pessoas conhecidas. Em qualquer situação de violação de direitos de crianças e adolescentes, os pais ou responsáveis devem procurar imediatamente a Polícia Civil. Caso seja testemunha de algum tipo de violência, ligar para 190 informando imediatamente sobre o fato.

Denúncias

Quem presenciar ou for vítima de crimes contra a dignidade sexual pode denunciar na Delegacia de Defesa da Mulher. É Importante ressaltar que essa unidade também atende mulheres transexuais, crianças e adolescentes.

Ameaça, calúnia, difamação, injúria e dano ainda podem ser registrados na Delegacia Eletrônica (Deletron).