O novo aeroporto regional de Sobral começou, oficialmente, a funcionar com a aviação comercial a partir da chegada, na manhã desta segunda-feira (27), do primeiro pouso feito com aeronave de pequeno porte por uma das maiores empresas aéreas do País. O voo, com 9 lugares, foi feito pela Azul Linhas Aéreas. A Azul terá três voos por semana para o Aeroporto Regional de Sobral Luciano de Arruda Coelho

De acordo com o Governo do Estado, o antigo Aeroporto Coronel Virgílio Távora permanece aberto ao tráfego aéreo até que seja concluída a transferência dos voos para o novo terminal.

O governador Elmano de Freitas (PT), ao lado do prefeito Ivo Gomes (PDT), acompanhou a chegada do primeiro voo e anunciou que está sendo negociada com a empresa a implantação de outras rotas para incrementar o turismo e o desenvolvimento econômico do município.

Construído pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) é administrado pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), o novo aeroporto está instalado em uma área de 180 hectares e conta com pista de pouso e decolagem com 1,8 km de extensão.

O equipamento também dispõe de pátio de aeronaves, pistas de taxiamento, balizamento noturno e terminal de passageiros, além de de salas de espera, embarque e desembarque, administração, balcões de check-in, controle de voo, além de banheiros, espaço para quiosques, lanchonete, unidade de combate a incêndios e usina fotovoltaica.

OPERAÇÃO DE VOOS

A partir de acordo firmado entre o Governo do Ceará e a Azul Linhas Aéreas em agosto de 2022, a empresa opera, desde novembro de 2022, voos para quatro cidades cearenses: São Benedito, Iguatu, Crateús e Sobral, além de Fortaleza, Jericoacoara, Juazeiro do Norte e Aracati, que já estavam em atividade anteriormente.

(*) Com informações do Governo do Estado