A fila do INSS voltou a crescer em 2023 e, somente, no mês de janeiro, 580 mil novos pedidos de benefícios chegaram à previdência social. Os números são do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP). De acordo com a entidade, atualmente, são 1 milhão, 231 mil e 322 requerimentos com aposentadoria, auxílio-doença e salário-maternidade.

Soma-se a essa longa fila outra um milhão de processos que tiveram os pedidos de benefícios negados e que precisam ser reavaliados após a contestação, via administrativa, por parte dos segurados. A demora continua sendo também motivo de queixas: o tempo de resposta subiu de 79 para 85 dias.

O INSS, como conta o repórter Carlos Alberto, no Jornal Alerta Geral, deveria, oficialmente, cumprir o prazo de 45 a 60 dias para responder aos pedidos de benefícios, mas com poucos servidores e as falhas no sistema virtual, a máquina previdenciária continua emperrada.

O Jornal Alerta Geral, que é gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, tem transmissão por mais de 20 emissoras de rádio e, também, pelas redes sociais do @cearagora.