O líder do União Brasil na Assembleia Legislativa, deputado estadual Sargento Reginauro, defendeu, nesta sexta-feira (17), após conhecer de perto os estragos provocados pelas fortes chuvas no Município de Aratuba, o mapeamento de áreas de risco no Ceará para serem evitadas tragédias como a ocorrida no Maciço do Baturité.

A enxurrada derrubou duas casas, deixou três vítimas fatais e provocou a interdição de 15 imóveis. Pelo menos, 45 pessoas ficaram desalojadas e foram acomodadas, temporariamente, em hotéis e pousadas do Município.

Reginauro, ao lado do colega parlamentar Felipe Mota (UB), conversou com as equipes de resgate e com os familiares das vítimas do deslizamento. Ele anunciou que, por meio de requerimento a ser apresentado na Assembleia Legislativa, convidará a Defesa Civil para apresentar um relatório sobre as áreas de risco na Casa.

O deputado que, também é bombeiro militar, alertou que essa tragédia poderia ter sido evitada e cobra que essas áreas sejam mapeadas: “essa tragédia liga um sinal de alerta! São três vítimas fatais, são três famílias que vão sofrer nesse momento com a perda desses familiares por situação que, muitas vezes, era evitável. Casas construídas em encosta, em serra, em áreas que as chuvas são intensas nesse período do ano e agora o que vai nos competir enquanto parlamentares é discutir o assunto na Assembleia Legislativa procurando fazer um mapeamento dessas áreas de risco em todo o Estado do Ceará”.

Ainda em Aratuba, Reginauro ao conversar com as famílias e verificar a situação do local, questiona: Já existe algum relatório que acompanhe e mapeie as áreas de risco? As prefeituras têm essas informações? O Governo do Estado, através da Defesa Civil tem essas informações? Nós precisamos nos antecipar para que não venhamos a lamentar outros momentos trágicos como esse de Aratuba, tendo em vista que as chuvas estão só começando”.

(*) Com informações da Assessoria de Imprensa do Gabinete do Deputado Reginauro