Uma das mais importantes ações do Governo do Estado sai do papel a partir desta sexta-feira (16) com o lançamento do Pacto por um Ceará Sem Fome. O programa, que é uma promessa de campanha do Governador Elmano de Freitas, será marcado pelo desenvolvimento de ações voltadas a garantir uma vida mais digna a milhares de cearenses que enfrentam um cotidiano de vulnerabilidade social. Ao todo serão beneficiadas 300 mil pessoas.
O Governador Elmano, ao lado da primeira-dama do Estado, Lia Freitas, que coordena o Programa Ceará Sem Fome, do Ministro do Desenvolvimento Social, Welington Dias, do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT), e do presidente da Aprece (Associação dos Prefeitos do Ceará), Júnior Castro, comandou, no Centro de Eventos de Fortaleza, a solenidade de entrega dos cartões para 45 mil famílias que as garantirão vida mais digna a partir de melhorias na alimentação.
CARTÕES E COMBATE À FOME
Segundo Lia Freitas, os 45 mil cartões destinados aos inscritos no programa e que foram licitados por meio da Secretaria da Proteção Social, serão entregues aos prefeitos dos 184 municípios do Ceará. De acordo com Lia, os beneficiários vão receber, mensalmente, o valor de R$ 300 para a aquisição de alimentos.
ENGAJAMENTO DOS MUNICÍPIOS
O presidente da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece), Júnior Castro, disse, nesta sexta-feira (16), durante solenidade de entrega dos cartões o Pacto por um Ceará sem Fome, que os municípios estarão engajados na parceria com o Governo do Estado para combater e arrecadar a fome.
DOAÇÃO DE COZINHAS COMUNITÁRIAS
O presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT), anunciou, na solenidade do Pacto por um Ceará Sem Fome, a doação de 300 cozinhas comunitárias como demonstração de engajamento do Legislativo Estadual na mobilização das lideranças políticas e empresariais no combate à fome. Evandro disse que serão duas doações: a primeira, com 300 cozinhas, e a segunda, também, com mais 300 cozinhas comunitárias.
CEARÁ SEM FOME, BRASIL, SEM FOME, DESTACA MINISTRO
O Ministro do Desenvolvimento Social, Welington Dias, enalteceu a liderança do senador Camilo Santana e do Governador Elmano de Freitas e afirmou que as ações do Governo do Estado ganham dimensão social importante é que o lançamento do Pacto por um Ceará sem Fome ‘’não é um ato apenas para o Ceará. É um ato para o Brasil. Ceará sem Fome, Brasil sem fome’’, disse o ministro, ao lado do Governador Elmano de Freitas.
Welington falou, ainda, sobre o novo cenário político, econômico e social, apresentou números sobre as ações do Governo Federal para fazer grandes transformações na vida dos brasileiros e disse que um dos desafios, nesse momento, é a luta em defesa das taxas de juros.
Segundo o Ministro, quando a inflação estava em 12%, a taxa de juros era 13,75% e, hoje, a inflação está em 4%, enquanto o Banco Central mantém a taxa de juros nas alturas. Diante dessa situação, o Banco Central, pago pelo povo, não pode continuar essa política de juros altos que inibe o crescimento econômico.
LEIA MAIS